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PROVA MULTI - 2016 - 2 BIMESTRE - 6º E 7º ANOS




TEXTO I
Saúde, Esporte e Lazer

Fim de semana, feriados prolongados e férias, que delícia!

São alguns dias aos quais queremos estar livres para fazermos o que bem entendemos, nos divertir, passear, bater um bom papo, exercitar-se, reunir os amigos e ou familiares à fim de proporcionar horas de lazer onde ganha-se companhia, bem-estar, alegria, motivação para recomeçar a dura semana de trabalho, renovar as energias entre outras coisas.

Estimular a prática da atividade física nestes momentos, preferencialmente em contato com a natureza é tudo de bom, pois buscamos assim a promoção da saúde e da qualidade de vida ajudando no desenvolvimento de características interessantes. Ter estes momentos de lazer nada mais é do que uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre a mesma atividade.

Junte agora este lazer com um pouco de exercícios físicos e terá com certeza momentos prazerosos, divertidos, anti-estresse, desprovidos de qualquer compromisso. Mais do que proporcionar o condicionamento físico, a prática de atividades físicas permite o desenvolvimento da consciência corporal e da relação com o ambiente.
 
"Apenas devemos lembrar que esporte acima de tudo é saúde e deve ser praticado por todos independente da idade, como forma de lazer e também como forma de prazer".

A atividade desportiva, seja ela individual ou em grupo contribui para o desenvolvimento das competências afetivas, éticas, estéticas, cognitivas, de relação interpessoal e de inserção social. A distribuição de papéis, o convívio com as regras, a manipulação de sentimentos como a vitória ou a derrota, a rivalidade e a cooperação cultivam valores e comportamentos que devemos ter perante a sociedade. 
Inúmeras são as formas de diversão como por exemplo:

  • Na água: esportes mais tranquilos como a pescaria, o mergulho, nadar numa piscina, banhos de cachoeira e brincadeiras no rio, velejar no mar e esquiar são algumas opções ligadas ao lazer.
  • No campo: existem muitas coisas gostosas pra se fazer aproveitando o ar puro e um clima maravilhoso como passear e escalar montanhas, praticar trekking, andar a cavalo, mexer na horta, colher frutas no pomar, brincar com animais, etc.

Na cidade: nela encontramos a maior variedade de lazer e esportes, pois temos acesso a clubes onde podemos aproveitar as piscinas, quadras poliesportivas, play ground, futebol, sala de jogos, sala de ginástica, encontro com amigos para uma partida de bocha. Nos parques temos espaço para as caminhadas em bosques, locais para levar as crianças para patinar, andar de bicicleta, lugares próprios para o skate. Nas praças existem trajetos para as bicicletas, patins, patinetes, skate.

Enfim, temos uma variedade enorme de opções onde quer que estejamos para curtirmos os amigos, a família, de maneira descontraída, e ainda exercitando o corpo. Apenas devemos lembrar que esporte acima de tudo é saúde e deve ser praticado por todos independente da idade, como forma de lazer e também como forma de prazer.
 
Texto com adaptações.
Revista Corpo e Saúde.

TEXTO II
Lazer e saúde: discussões sob a ótica da Educação Física

     As atividades de Lazer são compreendidas via de regra associadas a dois quesitos básicos: prazer e livre escolha. As práticas de Lazer devem ter o caráter de prazer do indivíduo que está envolvido, ou seja, suas escolhas estão diretamente associadas ao prazer, ao bem estar em sua intervenção. A escolha destas atividades deve estar desprovidas de qualquer tipo de compromisso caracterizada pelo caráter pessoal e individual. Não que as atividades sejam necessariamente individualmente, mas sim sua opção independe da vontade de terceiros. Acrescenta-se ainda que estas atividades sejam desenvolvidas em tempos fora das obrigações do trabalho, da família, da religião ou da política.

    E, nestas escolhas surgem dois outros conceitos, o de Lazer passivo e o de Lazer ativo. Quando as atividades requerem movimento e esforço físico como andar, correr, caminhar, praticar esportes, brincar, etc., o lazer é considerado ativo. Quando as atividades não demandarem ações motoras intensas, movimento, tornando o indivíduo um expectador da atividade em si, como conversar, descansar, apreciar o movimento ou paisagem, refletir, lanchar, etc., o lazer é definido como passivo indica Macedo (1995).

    O Lazer, compreendido como necessidade humana e manifestação cultural, pode ser caracterizado pela busca do prazer que faz determinados recortes diante do período sócio histórico em discussão (Almeida e Gutierrez, 2004). Mendes, Maia e Oliveira (2007) acrescentam ainda a possibilidade de contribuir para o despertar dos sentidos e produção cultural além da aquisição de conhecimentos. Neste sentido, o Lazer aparece nas diferentes esferas da sociedade, inclusive a Saúde.
 
A Saúde

     A Saúde pode ser entendida de diferentes maneiras sendo que, em maior ou menor intensidade, todo ser humano busca esta condição. Ainda que, partindo-se do pressuposto que seja um estado de equilíbrio, as possibilidades de obtê-la são imensuráveis e variam de acordo com o momento histórico e dos recursos oferecidos pelas diferentes sociedades. Este equilíbrio, via de regra, se dá principalmente através de três manifestações na vida de um ser humano: alimentação, atividade física e descanso. Ressalta-se que, quando um dos itens fica negativo, não deve ser compensado com maior intensidade numa próxima manifestação. Por exemplo, se um indivíduo deixou de fazer sua atividade física num determinado dia por qualquer motivo, não deve, no dia seguinte, dobrar sua quantidade de prática para compensar o dia anterior perdido.

    Diante disso, a Educação Física, na vertente do Lazer, deve proporcionar possibilidades de experimentação de diferentes práticas visando a formação de valores e a autonomia dos sujeitos contribuindo assim na sua conscientização corporal. As variações e multiplicidades de práticas corporais privilegiam a expressividade e proporcionam experiências que o sujeito carrega por toda a vida.

    Um dos principais objetivos desta manutenção da Saúde é, efetivamente, aumentar o tempo de vida, o que vem acontecendo de modo acentuado nos últimos tempos. Entretanto, não é só o aumento dos anos de vida que ficam envolvidos nesta sistemática pois é preciso verificar o possível corpo "atingível" de um indivíduo diante de seus próprios desejos para com a prática de atividades físicas. O praticante pode buscar Saúde de um modo geral mas também pode ir além disso desejando ter mudanças físicas em seu corpo.

Ubiratan Silva Alves
Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP





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